A Guerra do Fogo DVDRip XviD


Telona - Filmes rmvb pra baixar grátis

Título Original: Quest For Fire
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 88 min
Ano de Lançamento: 1981
Qualidade: DVDRip
Formato: Xvid
Áudio: Inglês
Legenda: s/l
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 711 Mb

» Ver Online
» Megaupload

Sinopse: O filme trata de dois grupos de hominídios pré-históricos: um que cultuava o fogo como algo sobrenatural e outro que dominava a tecnologia de fazer o fogo. Em termos de linguagem, o primeiro não está muito longe dos demais primatas, emitindo gritos e grunhidos quase na totalidade vocálicos. Esse tipo de comunicação assemelha-se ao que Rousseau considera, em seu Ensaio sobre a origem das línguas, como a primeira manifestação de linguagem no homem, que é a expressão de suas paixões, como a dor e o prazer. Já o segundo grupo parece ter uma comunicação mais complexa, com maior número de sons articulados. Há outros elementos culturais, como habitações e ritos, que denotam um maior grau de complexidade do segundo grupo com relação ao primeiro.

No que concerne apenas à questão da linguagem, uma possível interpretação seria a seguinte: em um determinado estágio de sua evolução biológica, o homem, já se locomovendo como bípede e tendo suas mãos livres, aprendeu a manipular instrumentos, a interferir no seu meio e a fazer, dentre outras coisas, o fogo. A necessidade de preservação desse conhecimento, dessa tecnologia, levou-o a sofisticar a sua capacidade de comunicação. A princípio, sua linguagem pode ter sido meramente gestual, mas ele descobriu que os sons também poderiam se prestar a essa função.

Assim como, ao tornar-se Homo Erectus viu-se com as mãos livres (antes usadas principalmente na locomoção) e descobriu que poderia usá-las para manipular as coisas; assim como, ao tornar-se Homo Sapiens descobriu que poderia usar essa capacidade de manipulação para interferir no seu meio; da mesma forma, descobriu que os órgãos utilizados para funções vitais como a respiração e a digestão, também serviam para emitir sons. A partir do momento em que aprendeu a diversificar os sons através das articulações, conseguiu aumentar as possibilidades de combinação entre eles. Uma vez estabelecidas determinadas convenções entre os seus semelhantes, possibilitou-se a troca de informações (como a tecnologia de fazer o fogo) de um indivíduo para o outro.

A sofisticação da linguagem serviu para facilitar a comunicação de uma informação complexa, talvez não expressável meramente pelo gesto. Portanto, como diria o pai da Linguística Moderna, Ferdinand de Saussure, “não é a linguagem que é natural ao homem, mas a faculdade de construir uma língua, vale dizer: um sistema de signos distintos correspondentes a idéias distintas”.

As divagações acima são apenas leituras possíveis do interessante filme de Annaud. E os indícios lingüisticos (a distinção entre a linguagem de uma tribo e de outra) foram pensados pelo foneticista Anthony Burgess, que assina o roteiro. Burgess ficou conhecido pelo livro Laranja Mecância, que foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick.

A Guerra do Fogo, com roteiro de Burgess e direção de Annaud, pode ser monótono e cansativo para quem não tem curiosidade pelo tema. Mas aqueles que se interessam não só pela origem da linguagem, mas pelas raízes da espécie humana e pelo florescer da razão e das tecnologias, irá apreciar o filme.

  1. Baixar Filme Refém da Paixão Dual Audio
  2. Baixar Filme A Grande Beleza Dual Audio
  3. Baixar Filme Filhos do Divórcio Dual Audio
  4. Baixar Filme Virgínia Dual Audio
  5. Baixar Filme Queda Mortal Dual Audio
  6. Baixar Filme Bons pra Cachorro Dual Audio
  7. Baixar Filme Amor Zumbi Dual Audio
  8. Baixar Filme Blue Jasmine Dual Audio

Confira! MediaFire - RapidShare - SendSpace - Link Direto

Publicado em 7 de novembro de 2009

10x1

Tags:

INDICE DE SERIES - LANÇAMENTOS 2011 - AJUDA


Receba os filmes e séries no seu e-mail (é grátis).


Como colocar foto nos comentários? Você se cadastra no Gravatar, confirma o seu e-mail e envia a imagem que você quiser. Quando for comentar, no campo e-mail utilize o e-mail cadastrado no Gravatar e a foto aparecerá automaticamente =)